Garage Wine Co é um dos projetos chilenos mais empolgantes e mais ricos em diferenciais dos últimos anos. Ele apresenta uma mistura de clássicos e inovadores estilos, variedades e regiões.

Além disso, os vinhos têm histórico consistente de críticas, reconhecimentos e pontuações – o que é realmente impactante.

Literalmente na garagem de casa, Derek Knapp Pilar Miranda começaram a vinificar pequenas parcelas que frequentemente eram velhas demais, improdutivas demais, para chamar a atenção da maioria das vinícolas chilenas.

garage 01

Começaram com um vinhedo que tem hoje mais de 40 anos em Pirque, no Maipo. Mas buscando aqui e ali, encontraram famílias com as antigas propriedades de seus pais e avós e começaram a vinificar essas uvas incrivelmente concentradas, saborosas e vivazes, porém de quantidades tão reduzidas – ou de lugares tão isolados – que não tornavam fácil a vida de uma vinícola comercial.

Hoje a dupla tem como sócios mais duas personalidades do vinho no Chile – Alvaro Peña, professor da Universidade do Chile e phD em viticultura, um pesquisador do mais alto nível e que ajuda a manter o projeto em constante atualização e Ernesto Muller, com anos de experiência nos mercados internacionais do vinho e a visão de negócios necessária para fazer avançar o pequeno empreendimento.

A partir de apenas 34 hectares (1/3 próprios, 1/3 alugados e 1/3 em parceria com famílias locais), elaboram uma crescente linha de vinhos produzidos manualmente, em microescala. Com todo tipo de recipientes de fermentação (diferentes formatos de aço, cimento, cerâmica) e com técnicas e improvisos que tornam tudo mais interessante, estão se convertendo em uma referência para o sul do Chile, com forte reconhecimento de críticos exigentes ao redor de todo o mundo.

Vinhedo Truquilemu, origem de alguns dos Garage Wine mais queridos dos especialistas

Maule | Um resumo

A maior área de vinhedos do Chile em extensão, tem na quente zona central a maior parte da sua atividade, voltada para produção de vinho de volume e, portanto, pouca distinção.

A área costeira, a oeste da Cordilheira da Costa e no entorno de Cauquenes, é a que abriga o que há de mais peculiar e característico no Maule. Uma das mais frias e nubladas regiões do país, é baseada na agricultura familiar e em vinhedos que estiveram por muito tempo semiabandonados, plantados com variedades pouco valorizadas – especialmente a País e a Carignan.

As plantações mais antigas, muitas vezes com mais de 80 até 100 anos, podem produzir uvas ricas, capazes de fazer vinhos de profundidade, concentração e vivacidade ao mesmo tempo e servem de motor para um importante movimento de renovação.

Normalmente são plantadas “en vaso” (pequenas arvorezinhas em forma de copo), espaçadas para aproveitar a pouca água disponível, e frequentemente com diversas variedades misturadas – tudo em que acreditam Derek e Pilar ser o ideal para a produção de vinhos singulares.

garage 02

Pontos-Chave do Projeto:

  • Revivem vinhedos antigos, recuperando jóias às vezes abandonadas com décadas e até mais de 100 anos!
  • Em colaboração com a comunidade local, com foco em pequenos agricultores e trabalhadores familiares que agora já trabalham juntos há 20 anos.
  • Viticultura regenerativa – em busca de frutas mais equilibradas e ricas, que produzem vinhos incríveis.
  • Cultivo orgânico e processos de viticultura e enologia seguem calendário lunar, sob o olhar atento do cientista da casa, Alvaro Peña, PhD.
  • Fermentações espontâneas e baixíssimo uso de SO2 dão caráter e sensação de vitalidade aos vinhos.
  • Altíssimas pontuações com muita consistência ano a ano em várias publicações – vejam abaixo, no descritivo dos vinhos.