Com quais vinhos devo harmonizar o clássico Polvo à Lagareiro?

Aqui você vai aprender como fazer e também com qual vinho harmonizar!

Aproveite que nesse post você vai encontrar não só uma receita especial de Polvo à Lagareiro para harmonizar aí na sua casa, como também informações sobre quais vinhos ficam legais para fazer essa combinação. Além de um pouquinho de informação sobre o Douro, a mais importante região de vinhos de Portugal, e onde esse prato é servido com muita frequência.

Douro

quinta da leda vinhedo douro
Quinta da Leda

O Douro é uma das mais antigas e importantes regiões vitivinícolas do mundo. Ela é protegida, desde 2001, pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

O rio Douro, que por mais incrível que pareça não é um rio de origem portuguesa, pois nasce na Espanha, empresta seu nome à essa região. Não à toa as lindas paisagens dessa zona de produção, cobertas de vinhedos, são banhadas por ele e seus afluentes.

O clima no Douro é muito intenso, com invernos rigorosos enquanto os verões são extremamente quentes. Inclusive, por conta dessas condições climáticas mais severas, fica muito difícil produzir vinhos com uvas mais delicadas, ou que não se adaptam muito bem ao calor, como por exemplo a Pinot Noir.

Por isso, as uvas de casca mais grossa, que fazem vinhos encorpados e com maior teor alcoólico, formaram a base da produção no Douro, sendo algumas de maior destaque a Touriga Franca (casta mais plantada), seguida pelas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Barroca e a Tinto Cão.

Quanto ao solo da região, ele é formado por um misto entre o granito e o xisto. Ou seja, o solo é bem pedregoso, não tão rico em nutrientes, mas que produz uvas que se adaptam bem a esta geografia singular. Até por isso saem de lá vinhos brancos e tintos bastante intensos, que acompanham facilmente a variada gastronomia da região.

O Polvo à Lagareiro é uma das receitas mais clássicas da região e combina muito bem com vinhos

polvo a lagareiro em frigideira
Polvo à Lagareiro

Essa provavelmente é a forma que os portugueses, e especialmente os durienses, mais gostam de consumir o polvo. Mesmo existindo alguma variações da receita dependendo da parte do país onde ela for feita, essa é a receita mais conhecida. E, por que não dizer, a mais simples para quem for se aventurar na cozinha.

Essa é uma preparação que obviamente tem no polvo seu principal protagonista, mas na hora da harmonização também precisamos levar em conta os demais ingredientes, já que esse é um prato com batatas, muito alho e cebolas, mas principalmente que leva uma quantidade bem grande de azeite. O nome “Lagareiro”, inclusive, faz referencia ao profissional que trabalha no lagar, diretamente envolvido na produção de azeites.

Então, na hora de combinar esse prato com vinho, fica um pouco mais fácil pensar na harmonização com vinhos brancos, e que sejam da região do Douro. Pois os brancos de lá quase sempre são mais potentes em boca, com alguma passagem ou estágio em barricas de carvalho, e estrutura suficiente para escoltar a preparação. Aqui podemos indicar dois vinhos da Casa Ferreirinha, que tem tudo para funcionar bem com o prato.

 

garrafa vinho papa figos branco
Papa Figos Branco

E quais vinhos usamos para harmonizar o Polvo à Lagareiro?

Como uma primeira indicação, podemos sugerir o Planalto Reserva, um vinho muito saboroso e principalmente fresco, com uma acidez vibrante o suficiente para equilibrar a gordura que o azeite confere à essa receita e também harmonizar muito bem com o polvo à lagareiro!

Em em segundo lugar, podemos pensar no Papa Figos Branco, um blend de uvas liderado pela Rabigato, que traz elegância e bastante acidez para esse vinho. Essa corte de uvas também lhe confere maior estrutura em boca, mais até do que o vinho anterior, por isso ele deve fazer um bom par com o sabor marcante do polvo neste prato.

De todo o jeito, acreditamos que vale a pena você testar com os dois vinhos e depois nos dizer com qual curtiu mais!

Texto: Bruno Cauchioli

Receita do Polvo à Lagareiro

Polvo à Lagareiro com Batatas ao Murro

Autor: Restaurante Quinta do Marquês – Chef Manuel de Jesus Gonçalves

INGREDIENTES

  • 1,200 kg de polvo
  • 16 batatas bolinha
  • 4 dl de azeite extra virgem
  • 1 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 1 ramo de salsa
  • Sal a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Lave o polvo e coloque em uma panela para cozinhar por 60 minutos.
  2. Após cozido, coloque em uma grelha e asse na brasa juntamente com as batatas com a casca.
  3. Quando as batatas estiverem assadas (caso tenha utilizado brasa, limpe as batatas, retirando o carvão) e dê uma pancada sem desfazê-las.
  4. Pique o alho, a salsa e a cebola e junte o azeite. Leve ao fogo para refogar.
  5. Coloque o polvo em uma travessa e regue com o refogado. Sirva imediatamente.