A França é um dos países mais visitados do mundo e não é pra menos! Com paisagens lindas e uma história impressionante, a França também encanta pela alta qualidade de sua gastronomia. Porém, ao contrário do que poderíamos imaginar, o enoturismo ainda é restrito em um dos países mais tradicionais na produção de vinho.

O motivo é, principalmente, o predomínio de pequenos produtores, que possuem infraestrutura limitada para receber visitantes. Para garantir uma visita às vinícolas é necessário planejar-se e contatar o produtor com antecedência, atentando ao horário, pois eles costumam destinar somente uma pequena parte do seu tempo para receber visitantes. Conquiste a simpatia dele/dela preparando-se para visita e estudando sobre sua história e seus vinhos.

Sem dúvida, outra dificuldade é definir para onde ir. Há regiões mais famosas, como Bordeaux e Borgonha, e outras mais remotas, como o Jura, e a escolha vai depender do seu grau de envolvimento com os vinhos destes lugares.

Nós escolhemos três para dar algumas dicas, bem como produtores da Zahil que podem ser visitados quando você estiver por lá.

 

BORDEAUX – ST. ÉMILION

O pequeno vilarejo medieval de St. Émilion está situado na Margem Direita do Estuário do Gironde e é um dos destinos mais encantadores em Bordeaux. O povoado é delimitado por muros que dividem a cidadela dos vinhedos ao redor e, ao longo de suas ruas íngremes, é possível encontrar enotecas e restaurantes para provar os vinhos da região.
Como é o vinho? St. Émilion faz vinhos renomados como Château Cheval Blanc e Château Figeac dominados pela Cabernet Franc, porém a Merlot é a uva predominante, plantada em cerca de 60% da área dos vinhedos. Os vinhos rotulados como St. Émilion, Bordeaux AOC e Bordeaux Supérieur têm a Merlot acompanhada pela Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Seus vinhos possuem taninos médios a altos, porém macios e, assim como a Cabernet, pode se dar muito bem com o estágio em barricas de carvalho.

 

VISITE CHÂTEAU PENINChâteau Penin - Bordeaux

Produtor artesanal que usa uvas de vinhedos próprios e fica próximo à St. Émilion. A linha de vinhos abrange rosé e tintos à base de Merlot, com destaque para La Fleur Penin, que é feito a partir de um vinhedo de somente 2,5ha, com vinhas entre 35 a 70 anos.

Visitas Segunda a sexta: 9h – 12h e 14h – 17h30 | Sábado: hora marcada | www.chateaupenin.com | vignoblescarteyron@orange.fr

 

PROVENCE

Conhecida por suas temporadas de veraneio, a Provence é o centro da Côte d’Azur, com cidades charmosas como Marselha, Nice e Cannes. É particularmente atraente por seu clima ameno, pelas praias banhadas pelo Mar Mediterrâneo e campos de lavanda e ervas!
Como é o vinho? A grande especialidade local são seus delicados e elegantes vinhos rosés, que ditam o estilo que todo o mundo tenta imitar. Feitos com uvas típicas do sul da França como a Grenache, Cinsault e Syrah, a Provence é a única região vinícola do mundo especialmente dedicada aos vinhos rosés.

Ferry Lacombe - Côtes de Provence

VISITE FERRY LACOMBE

É possível hospedar-se em um dos pequenos apartamentos da propriedade e usufruir uma temporada de férias na Provence.

Consulte: www.ferrylacombe.com

 

 

 

 

SUL DA FRANÇA – ROUSSILLON

Esta é a última região francesa antes de chegar aos Pirineus, cordilheira que divide a França da Espanha. Há tanto em comum entre o Roussillon e a Catalunha, a ponto de ambos se intitularem catalães e falarem o mesmo idioma.
Como é o vinho? Como acontece na Provence, o clima é ameno, porém é refrescado pelos ventos tramontanos que descem das
montanhas, dando especial frescor aos vinhos – é daí que saem os Côtes du Roussillon. Os vinhos são tipicamente tintos, com
fruta madura e toques de especiaria, vindos do corte de uvas como a Grenache, Syrah, Mourvèdre e Carignan.

Château de Jau - Grill

VISITE CHÂTEAU DE JAU

Sabine Dauré e seu marido compraram a propriedade em 1974 e, além da produção de vinhos, ela criou um uma galeria de arte contemporânea e um grill onde é possível provar um menu degustação acompanhado dos vinhos do château.

Aberto de terça-feira a domingo, até o fim de setembro | www.chateaudejau.com | restaurant@chateaudejau.com

Atenção

Prazer, somos a Zahil.
Por favor confirme se você
tem mais de 18 anos.