Uma das funções mais conhecidas do mundo do vinho é a do sommelier (ou sommelière, caso a profissional seja uma mulher) que, com alguma regularidade, é confundindo com a atividade de um enólogo ou especialista. Já conversamos sobre a função do enólogo em outro post e hoje vamos explorar um pouco mais sobre a profissão de sommelier.
A origem da palavra sommelier é francesa, porém acabou sendo adotada em países de outros idiomas para identificar o profissional responsável pelo serviço do vinho e outras bebidas alcoólicas em restaurantes, bares ou lojas. O ‘serviço do vinho’ propriamente dito corresponde às atividades voltadas ao atendimento ao cliente, tais como:
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Armazenamento correto do vinho
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Temperatura de serviço mais adequada para cada estilo de vinho
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Apresentação e recomendação aos clientes
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Conhecimento sobre as técnicas de harmonização de vinho e comida
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Abertura da garrafa, decantação, escolha da taça correta para cada estilo, entre outros
Estas atividades são, muitas vezes, aprendidas e aprimoradas no cotidiano do trabalho; no entanto, o sommelier deve também ter um vasto conhecimento sobre as técnicas de produção do vinho, os estilos e as mais diversas regiões produtoras do mundo para poder comunicar claramente as opções de sua carta aos clientes. Para isso, cursos profissionalizantes são o melhor caminho, pois permitem adquirir este conhecimento de forma consistente e correta. Além do estudo, o profissional deve estar antenado sobre as tendências e evoluções do mercado, assim poderá corresponder às expectativas dos consumidores que estão sempre ansiosos por novidades. Em alguns estabelecimentos, o sommelier é também responsável pela gestão da carta, fazendo a seleção, compra e manutenção do estoque dos vinhos que serão vendidos no local.
Outro fator essencial para a qualidade do profissional é a prática de degustação técnica que, ao contrário de degustar um vinho por prazer, consiste em analisar as qualidades e/ou defeitos do produto sem se deixar levar por seu gosto pessoal.
Por fim, o sommelier é também um vendedor! Ele deve, primeiro de tudo, saber se aproximar de um cliente de forma eloquente a fim de captar seu interesse, porém sem ser inoportuno. Saber oferecer um vinho que corresponda à expectativa do cliente com o preço justo é um verdadeiro trunfo que, quando feito com sucesso, alcança a confiança do consumidor.
Esta é uma das profissões mais importantes da indústria do vinho e deve ser valorizada como tal, porém cabem aos profissionais buscarem o seu aperfeiçoamento para serem devidamente reconhecidos. Algumas das escolas que oferecem cursos de profissionalizantes no Brasil são os núcleos regionais da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), a escola Ciclo das Vinhas da sommelière Alexandra Corvo, o SENAC, entre outros. No exterior, o Court of Master Sommelier é o mais reconhecido e oferece quatro níveis de qualificação que culmina com o Master Sommelier*, título máximo desta profissão que conta com somente 249 certificados no mundo.
*Não confundir com o título Master of Wine, que corresponde à mais alta qualificação profissional do mundo do vinho, conferido pelo Institute of Masters of Wine (IMW).
Texto por Bianca Veratti DipWSET