Originária da região de Cahors, no sudoeste da França, onde também é conhecida como Côt ou Auxerrois, a uva Malbec é uma das uvas favoritas do brasileiro.

Um dos grandes diferenciais da Malbec é sua fácil adaptação aos diferentes climas, desde os mais frios até os mais quentes, originando vinhos de variados estilos.

Curiosidade

Apesar de ser originária da França, a Malbec encontrou sua verdadeira casa na Argentina, mais precisamente em Mendoza, onde o clima desértico, seco e com grande amplitude térmica, favorece uma notável variação de temperatura entre o dia e a noite, com muito calor ao longo do dia e extremo frio a noite, fatores essenciais para que amadureça perfeitamente. A sub-região de Valle do Uco se destaca especialmente por essa amplitude térmica mais marcada, resultando em alguns dos melhores exemplares da variedade no país, como o Rutini Malbec.

Na vinícola

A Malbec é comumente vinificada sozinha, como monovarietal, mas é também utilizada em blends com outras uvas tintas como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah, trazendo notas de frutas negras maduras e violeta, além de estrutura e taninos macios. A Malbec também se beneficia dos estágios em barris de carvalho, originando vinhos ainda mais sedosos e aveludados.

Em Cahors, sua região de origem, a Malbec resulta em vinhos de estilo mais rústico, com taninos robustos, acidez mais pronunciada e fruta discreta,  muito diferente do tradicional estilo mendocino.

Conheça a Rutini, produtor ícone mundial na produção de grandes Malbecs argentinos

Rutini representa a verdadeira experiência e tradição enológica de uma família viticultora que saiu da Itália em 1885 rumo à Argentina para escrever uma nova história na produção de vinhos de excelência no país. Com mais de um século de trajetória, Rutini reúne a experiência e bagagem do velho mundo com a inovação e modernidade através da melhor tecnologia existente em algumas das melhores vinícolas do novo mundo; o resultado são vinhos que representam, como poucos, a expressão mendocina e conquistam o reconhecimento de apreciadores e da crítica especializada de todo o mundo.

Considerado um dos mais notáveis líderes da enologia sul-americana, Mariano Di Paola comanda, há mais de 3 décadas, a produção da Rutini. Sua filosofia vitivinícola enfatiza a experimentação e o aprendizado constante, resultando em vinhos sofisticados e originais.

Rutini representa não apenas o autêntico Malbec mas a mais pura expressão das melhores áreas de Mendoza – Altamira, Gualtallary e La Consulta, sub-zonas do excepcional Vale do Uco. Trata-se de uma área nobre e extremamente valorizada onde são produzidos alguns dos melhores vinhos não apenas de Mendoza, mas de toda a Argentina. O resultado é notável: um vinho premiado e altamente reconhecido pela crítica mundial especializada.

Conheça abaixo alguns dos prêmios e reconhecimentos de Rutini Malbec:

– Já esteve entre os 100 melhores do ano pela renomada revista americana Wine Spectator (na ocasião, o único vinho argentino).

– 91 pontos Robert Parker

– 91 pontos Tim Atkin

– 94 pontos Descorchados