A harmonização de vinhos do Alentejo com o clássico Porco Preto Alentejano!
O Alentejo figura entre uma das mais importantes regiões portuguesas, grande parte disso por conta de seus vinhos, mas claro também pela produção de cortiça e da criação do clássico Porco Preto Alentejano!
O Apaixonante Alentejo
Localizado ao sul de Portugal, o Alentejo apresenta uma diversidade de tipos de solo e seu relevo é majoritariamente plano, com clima quente, enquanto os invernos são amenos e os verões calorosos e com pouca chuva.
Por isso, seus vinhos mais conhecidos são tintos encorpados e ricos em fruta, que acompanham bem carnes vermelhas e o famoso Porco Preto Alentejano. Este patrimônio nacional é base de muitas receitas típicas da região e merece ser acompanhado por vinhos de igual estrutura, por conta do seu sabor marcante e intenso.
Com a paisagem marcada pelos sobreiros, cujas cascas cortadas são a fonte da maior parte da cortiça utilizada no mundo, o Alentejo teve sua produção vinícola relegada a segundo plano durante décadas por conta da influência da ditadura.
A grande virada começou a acontecer nos primeiros anos da década de 1990 por causa dos incentivos trazidos pela entrada de Portugal na União Europeia, que transformaram as antigas estruturas e as técnicas e equipamentos rústicos e ultrapassados em um exemplo de aplicação das tecnologias mais modernas.
Se quiser conhecer um pouquinho mais, aproveite para dar uma olhada neste post em que Jean Stelmach nos contou como foi ser Embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil durante 2019.
Mapa Alentejo
Vinhos, Cortiça e o famoso Porco Preto Alentejano!
Poucos sabem disso, mas é lá na região sul de Portugal onde se encontra a maior produção de cortiça do mundo. Na realidade o Alentejo é responsável por mais de 50% de tudo que é produzido no planeta. O Sobreiro, que é a arvore que dá origem à cortiça e faz parte da mesma família do Carvalho, é também um dos símbolos nacionais mais reconhecidos do país.
Todavia, não é só na cadeia de produção dos vinhos que o Sobreiro tem influencia.
O Porco Preto Ibérico, que é conhecido em Portugal como Porco Preto Alentejano, é uma das iguarias da culinária e da cultura portuguesa. Ele é uma raça doméstica, com origem no Mediterrâneo, de pele muito escura, carne bastante saborosa, e que durante muitas décadas foi a base da alimentação dos povos do sul do país.
O fruto do Sobreiro é a Bolota, um tipo de castanha que pode variar entre doce e o amargo, e é principal alimento consumido pelos porquinhos da região. As Bolotas são utilizadas para a criação dos porcos, e por isso acabam concedendo um sabor muito especial e característico a carne desses animais, que posteriormente é utilizada para a confecção de presuntos, embutidos e tantas outras receitas!
Herdade do Peso
E com quais vinhos do Alentejo devo fazer a harmonização com o Porco Preto Alentejano?
Para essa harmonização, com ingredientes tão ricos em sabor e de tamanha complexidade, claro que não poderíamos indicar outros vinhos que não os Alentejanos.
Os dois vinhos abaixo são da Herdade do Peso, vinícola que passou a fazer parte do grupo Sogrape na década de 90 e hoje é liderada pelo enólogo Luis Cabral de Almeida, que veio a contribuir com a evolução da qualidade e do estilo dos vinhos.
Primeiro podemos indicar o “Trinca Bolotas“, pois já no nome faz referência ao porquinho alentejano, que se alimenta quase exclusivamente das “bolotas”. O vinho se destaca pela fruta viva, notas de especiarias, acidez fresca e taninos perfeitamente construídos, que funcionam muito bem com diferentes estilos de pratos.
Na sequência, um vinho mais potente e intenso, o Herdade do Peso Colheita. É o cuidado na seleção das uvas que distingue o “Colheita” na Herdade do Peso. Somente as perfeitamente maduras, de sabor vivo, que poderão dar volume e complexidade ao vinho entram nessa seleção. Os meses de amadurecimento na vinícola tratam de afinar o vinho e polir seus taninos. Este também é um vinho com bom potencial de guarda.
Abaixo colocamos uma receita super especial, que leva o Porco Preto como ingrediente principal para você se aventurar tanto na harmonização com os vinhos do Alentejo como também no comando das panelas!