O Queijo Serra da Estrela é o mais importante e conhecido queijo de Portugal!
Para além das receitas clássicas elaboradas com muito ingredientes, Portugal também é conhecido por uma série de iguarias regionais que merecem nossa atenção, sobretudo quando queremos falar da combinação entre vinho e comida de um mesmo lugar. Por isso, não podíamos deixar de falar sobre o queijo mais conhecido do país: O Queijo Serra da Estrela!
Esse é um produto proveniente da porção mais central do país, onde também está localizado o Dão. Essa é uma zona produtora de altíssima qualidade e que está na vanguarda da elaboração dos vinhos portugueses atualmente.
Além de ser considerado por muitos o mais antigo de todos os queijos portugueses, ele ainda é produzido de forma totalmente artesanal até hoje. Apesar de toda a tecnologia presente na industria alimentícia atual, essa preservação dos métodos originais de produção também ajuda a manter viva não só toda a tradição que envolve o seu feitio, mas também demonstra o tamanho da importância deste produto para a cultura regional.
Um outro ponto importante é que o queijo só pode ser elaborado a partir do leite cru de ovelhas das raças Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, além de precisarem ser criadas dentro da área delimitada da região da Serra da Estrela.
Porém o seu grande diferencial está no tradicional processo de elaboração da coalhada, que faz toda a diferença ao produto final. Ela é feita artesanalmente com a flor do Cardo, uma planta natural das terras mediterrâneas, que aqui, é utilizada como o coagulante para fazer os queijos. O processo inteiro é longo, cuidadoso e normalmente acontece entre os meses de maio e novembro.
Principais características dos queijo Serra da Estrela
Ele tem como principais características, ser um queijo visualmente muito bonito e com uma casca de consistência bem firme. Isso se dá graças ao mínimo de 30 dias de maturação que ele passa antes de ser colocado no mercado.
Enquanto isso o interior é pastoso, algumas vezes quase derretendo e lembrando um requeijão cremoso, com sabor marcante e levemente picante. Por último a textura é sempre macia, por vezes com um toque de acidez na boca que ajuda a equilibrar a composição.
Os Serra da Estrela são tradicionalmente consumidos como aperitivo ou sobremesa e algumas vezes são até servidos junto com outra famosa iguaria portuguesa: as Broas.
Por tudo isso, é evidente que esse é um queijo que funciona, e muito bem, com vinhos!
E como podemos harmonizar o queijo?
A harmonização clássica é feita com os vinhos do Porto do estilo Tawny. Eles são envelhecidos por longos anos em barris de carvalho, por isso possuem sabores que lembram avelãs e caramelo, além daquelas deliciosas notas tostadas.
O dulçor e intensidade do vinho contrapõem os sabores marcantes do queijo da Serra da Estrela e dessa forma criam um perfeito equilíbrio em boca. E como nossa indicação para essa combinação, nós sugerimos que você prove o Sandeman Tawny 10 Anos,
Aproveite para conhecer mais sobre os vinhos do porto e sobre a Sandeman, um dos principais produtores da região, aqui nesse post!
Uma outra alternativa tão boa quanto a primeira, especialmente para quem é aficionado pelos vinhos brancos, é testar a harmonização com os vinhos feito na região do Dão. Dê preferencia para os brancos à base da uva Encruzado, tal qual o Quinta dos Carvalhais Encruzado, que consegue ter estrutura e acidez suficientes para escoltar esse queijo tão especial.