Nenhum outro país tem o vinho tão profundamente entrelaçado com a cultura de cada região como a Itália.
De norte a sul, de leste a oeste, em planícies e montanhas, no litoral ou interior, toda a Itália produz vinho, com uvas e estilos que marcam claramente cada localidade. Um ponto em comum, porém, é a acidez vibrante dos vinhos que os tornam companhias perfeitas para a igualmente rica gastronomia italiana.
Toscana
Encantadora, a região da Toscana abriga centenas de pequenas cidades medievais que convidam a se perder em meio à sua linda paisagem.
Considerada a região vinícola italiana mais conhecida internacionalmente, tem como principais embaixadores três vinhos clássicos – Chianti, Vino Nobile de Montepulciano e Brunello di Montalcino. A estes se uniram os recentes supertoscanos, vinhos feitos com uvas internacionais e que fogem das regras tradicionais das denominações de origem, mostrando que a Toscana oferece uma ampla gama de estilos, preços e níveis de qualidade.
A riquíssima gastronomia da Toscana conta com a bisteca fiorentina como estrela principal, além dos pratos à base de molho de tomate, que tem seus sabores realçados pela acidez viva presente especialmente nos vinhos produzidos com a variedade rainha da região – a Sangiovese.
Sangiovese ou Prugnolo Gentile, Sangioveto, Brunello, Morellino, Nielluccio, etc.
Principais características:
- Variedade mais plantada da Itália.
- Amadurecimento tardio:
- Clima ameno, boa insolação.
- Taninos firmes, acidez alta.
- A base dos renomados Chianti, Vino Nobille di Montepulciano e Brunello di Montalcino.
Uggiano
Nascida no início da década de 70 entre Florença e Empoli, no coração do Chianti, a vinícola Uggiano é o fruto do sonho de amigos apaixonados pelo vinho toscano que, juntos, são proprietários e comandam a vinícola – Fabio Martelli (Administrativo e Finanças), Daniele Prosperi (Enólogo e Gerente de produção) e Giacomo Fossati (Gerente de Vendas e Exportação). Seus 100 hectares de vinhedos produzem vinhos típicos da região.
Prestige
A linha Prestige tem foco nas variedades tradicionais (Sangiovese, Canaiolo, Vermentino) sem uso de madeira para manter o frescor nos vinhos e preços muito atrativos. Alguns rótulos passaram por um processo de modernização, resultando em designs novos, muito atraentes e sofisticados.
Uggiano Chianti DOCG, Chianti Riserva e os supertoscanos
Além da linha Prestige, a Zahil traz também um Chianti DOCG e um Chianti Riserva, além de três super toscanos monovarietais elaborados com as uvas Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot, classificados dentro da categoria IGT.