O vinho oferece uma diversidade alternativas que, muitas vezes, inibe o consumidor pela sua falta de conhecimento. Para alguns, um conhecimento básico será o suficiente para usufruir da bebida com maior prazer. Para outros, o vinho se torna algo instigante, que desperta curiosidade e a vontade de aprofundar os fundamentos.
Nossa sorte é que há livros tanto para um quanto para o outro e abaixo damos algumas sugestões para você, que está querendo saber mais sobre vinhos, ler durante este período de resguardo.
– Expert em Vinhos em 24 Horas: Jancis Robinson MW. Editora Planeta.
Jancis Robinson, uma das maiores referências para profissionais do mundo do vinho, escreveu este pequeno livro pensando nos consumidores que pouco conhecem sobre o assunto e desejam dar os primeiros passos para tomarem melhores decisões na hora de comprar um vinho. O livro é curto e fácil de ler, e aborda temas como a leitura do rótulo, abertura da garrafa, breve descrição sobre as variedades de uva e principais países produtores. Além de dicas rápidas sobre harmonização entre vinho e comida e degustação. Ótimo para iniciantes que querem informações de forma rápida e prática.
– Wine Folly, O Guia Essencial do Vinho: Madeline Puckette e Justin Hammack. Editora Intrínseca. Disponível versão para Kindle.
Madeline Puckette é uma das cofundadoras do site www.winefolly.com onde quebrou paradigmas ao usar sua formação de designer gráfica para explicar o vinho com o auxílio de ilustrações e infográficos. Este guia é uma extensão do site, onde Madeline e Justin abordam os temas de iniciação ao mundo do vinho (como o vinho é feito, tipos de uva, degustação, harmonização etc) com o mesmo auxílio de recursos visuais, que ajudam o iniciante a entrar no mundo do vinho por uma porta acessível e descontraída.
– Conheça Vinhos: Dirceu Vianna Junior MW (primeiro Master of Wine brasileiro), Jorge Lucki e José Ivan Santos. Editora Senac. Disponível versão para Kindle.
Esse é um dos mais importantes livros teóricos para quem se interessa por vinhos, mas ainda está na busca da primeira referência a fim de se aprofundar no tema. Aqui os autores têm um cuidado especial em abordar uma variedade de tópicos – diferença entre os tipos de vinhos, os locais de produção, o que afeta o paladar, os aromas e a aparência – com linguagem fácil e leve. O livro consegue munir de informações quem está à procura de independência na hora de escolher seus próximos vinhos num mercado inundado de opções.
– Como Degustar Vinhos: Jancis Robinson MW. Editora Globo.
Esse livro é para quem já está iniciado no assunto e quer desenvolver sua técnica de degustação. Jancis é referência mundial no ensino, literatura e crítica sobre vinhos. O livro detalha as três etapas de uma degustação (visual, olfato, paladar), mas também dá breves conteúdos sobre produção, organização de confrarias, decantação e alguns dos defeitos mais comuns encontrados nos vinhos. Outra característica especial do livro são os vários testes e experiências práticas indicadas para aprimorar os sentidos.
– Atlas Mundial do Vinho: Hugh Johnson e Jancis Robinson MW. Editora Globo.
Atualmente na 8ª edição, esse é provavelmente o livro de cabeceira de muitos enófilos e profissionais da área. O livro nos leva ao passo seguinte no aprofundamento sobre vinhos através do estudo do tema focado nos principais países e suas regiões. O foco é o detalhamento da geografia, por isso é repleto de mapas e fotografias de altíssima qualidade, indicação de rótulos e de produtores de maior expressão, além de informações climáticas e históricas detalhadas, comentados com a experiência dos autores.
– Christie’s Encyclopedia of Champagne and Sparkling Wine. Tom Stevenson. Disponível somente em inglês, em sites internacionais.
Tom Stevenson é um dos maiores conhecedores sobre champagne no mundo e coloca toda a sua experiência (e humor típico inglês) neste livro para explicar de forma detalhada a produção de espumantes. Além disso, Stevenson detalha as principais regiões produtoras do mundo (o capítulo dedicado à Champagne corresponde a quase um terço do livro), seus produtores e vinhos. Este é o livro de consulta para quem é apaixonado por espumantes e quer se saber sobre o assunto de forma profunda. Seu conteúdo é denso e exige que o leitor já tenha conhecimento prévio sobre vinhos.
– O Vinho Mais Caro da História. Benjamin Wallace. Editora Jorge Zahar.
– Ouro nos Vinhedos. Laura Catena. Editora Catapulta.
Este livro conta de forma breve e divertida a história de doze grandes produtores de vinhos em formato semelhante as história em quadrinhos. No entanto, engana-se quem pensa que Laura tenha feito um trabalho superficial. Ao contrário, pesquisou profundamente cada um dos produtores, sua importância história e relevância tanto no mercado, como para os consumidores. A leveza da leitura é atingida com ilustrações graciosas e o uso de diferentes tipos de fontes, além do compartilhamento de curiosidades sobre eles. Entre as vinícolas detalhadas estão o Domaine de la Romanée Conti (Borgonha – França) e o Château Lafite Rothschild (Bordeaux – França).
– Vinhos de Butique. Neal I. Rosenthal. Editora Larousse do Brasil.
Aqui encontramos relatos pessoais de Neal Rosental, importante importador de vinhos norte-americano, que conta sua trajetória entre as décadas de 1970 e 1980 para aprimorar seus conhecimentos sobre vinhos e formar seu portfólio de produtores. Neal defende que, tão importante quanto a qualidade de um vinho, ele deve exprimir com fidelidade suas raízes, tanto de terroir quanto da pessoa que o produz. Um livro diferente, que nos faz sentir como se fossemos companheiros de viagem de Neal Rosenthal.
– História do Vinho. Hugh Johnson. Editora CMS.
Elaborado pelo mais importante crítico e escritor de vinhos no mundo, Hugh Johnson aproveita o livro não só para explicar as possíveis origens históricas do vinho, mas também utiliza o mesmo para passear pelo séculos contando a ascensão e declínio de vários povos e como o vinho se posicionava socialmente nessas nações. A leitura flui super bem, além de ser escoltado por muitas ilustrações e mapas bem produzidos.
– Enciclopédia do Vinho. Hugh Johnson. Editora Senac.
Outro livro importante e que vale o investimento para profundar os conhecimentos, também é escrito pelo grande Hugh Johnson. Tem uma boa parte histórica, mas é muito mais focado na produção dos vinhos e principalmente nas diferenças entre países e regiões produtoras. Conta também com algumas indicações de como degustar, armazenar e comprar seus vinhos.
– Harmonização: O Livro Definitivo Do Casamento Do Vinho Com A Comida. Euclides Penedo Borges. Editora Mauad.
Pode parecer um livro mais técnico, mas é uma leitura obrigatória para quem está buscando aprimorar seus conhecimentos nessa área tão importante. O livro aborda os diferentes elementos que podemos perceber tanto nos alimentos quanto nos vinhos, destrincha a interação entre eles, indicando os pontos que precisamos prestar atenção para buscar a melhor compatibilização.
Texto por Bianca Veratti DipWSET e Bruno Cauchioli.