Avant Première de Inverno – Harmonização de vinhos e filmes

O que você gosta de fazer nos dias de frio?

Fizemos esta pergunta para a nossa equipe e descobrimos que muitos deles gostam de ficar em casa, curtindo um bom filme e, lógico, um bom vinho.
Como eles se revelaram grandes apaixonados pela sétima arte, resolveram fazer uma seleção de filmes e séries que consideram imperdíveis neste inverno. Mas, a ideia foi além: eles próprios fizeram a resenha dos filmes e sérias, e indicaram qual vinho harmoniza com cada um.

Prontos para maratonar? Então pegue a sua taça e escolha seu próximo filme!

 

DOR E GLÓRIA – Espanha – DramaDorGloria

Impossível não se emocionar com este filme autobiográfico de Pedro Almodóvar, que abre sua vida em um dos momentos mais sensíveis de sua carreira. A atuação de Antonio Banderas é impecável e o jogo de luz e cores nas cenas enfatizam o drama que o personagem vive.

Onde assistir: Telecine Play

Vinho: Viña Alberdi Reserva  – Almodóvar é um dos maiores nomes do cinema espanhol e somente um clássico da Rioja pode se equiparar a este gênio. Tanto o filme como o vinho são complexos e profundos, e se complementam em uma harmonização perfeita.

 

O CIDADÃO ILUSTRE – Argentina – Comédia / Drama

O escritor argentino Daniel, vencedor do Nobel, vive uma vida de celebridade na Europa para onde se mudou há três décadas. Quando o prefeito de Sala, sua cidade natal, decide homenageá-lo com uma Medalha de Cidadão Ilustre, ele vê uma chance de retornar à região que não visita desde a juventude e que ainda assim serve de inspiração para seu trabalho. Chegando nas cidades uma série de acontecimentos reconectam o escritor as suas questões mais profundas.

Onde assistir: Netfilx

Vinho: Numina Gran Corte – Numina Gran Corte consegue expressar todas as características especiais desse filme, da melhor maneira possível. Um vinho intenso e complexo, que combina bem com a questões profundas apresentadas na história.

 

MI OBRA MAESTRA – Argentina – Comédia

O brilhante artista Renzo Nervi já foi um pintor renomado em Buenos Aires, mas hoje não consegue mais comercializar seus quadros. Seu amigo Arturo Silva, negociante de obras de arte, tenta ajudar o amigo a trazer seu nome à tona novamente. Um dia, um acidente inesperado cria uma oportunidade que irá mexer com o universo da arte e com vida de ambos.

Onde assistir: Netfilx

Vinho: Rutini Cabernet-Syrah – Uma das grande obras argentinas atuais, a história é divertida e intensa, do começo ao fim, extamente como se espera que a combinação entre esse corte de Cabernet e Syrah se apresente!

 

ESTÔMAGO – Brasil – Comédia / Drama

Um dos grandes filmes nacionais, retrata a história de ascensão e queda de Raimundo Nonato, um nordestino que foi tentar condições melhores de vida na cidade grande. Depois de se descobrir cozinheiro, é no restaurante italiano em que trabalha que Raimundo acaba conhecendo mais sobre o mundo, além de encontrar Iria, o grande amor de sua vida.

Onde assistir: Telecine Play

Vinho: Don Abel Cabernet Premium – Assim como temos filmes nacionais ótimos, temos também vinhos nacionais de mais qualidade ainda! Portanto, nada mais justo do que colocarmos um vinho Brasileiro premiado para harmonizar com esse filme.

 

AS IDADES DO AMOR – Itália – Comédia românticaIdadesAmor

Deliciosa comédia romântica italiana cuja narrativa é dividida em três contos, cada qual com um protagonista de idades e realidades diferentes. A diversão vem das trapalhadas que cada um vive ao descobrir um novo amor, sem contar com a atuação de Robert de Niro falando em italiano e contracenando com a belíssima Monica Bellucci.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Vinho: Solis Toscana Rosso – Um filme italiano, só pode ser harmonizado com um vinho italiano! A regra aqui é a descontração, porém buscamos um vinho da Toscana, pois um dos contos se passa nesta linda região. Imperdível!

 

SEMENTES PODRES – França – Drama / Comédia

Waël é um orfão trambiqueiro que vive em Paris aplicando golpes para sobreviver, por ironia do destino se vê obrigado a trabalhar como educador de jovens problemáticos. Contratado acidentalmente Waël, de forma muito criativa, cria uma conexão com os jovens que, assim como ele, tentam compreender seus lugares no mundo. O elenco ainda conta com a estrela Catherine Deneuve.

Onde assistir: Netfilx

Vinho: Le Jaja de Jau Rosé – Um filme gostoso e leve de assistir, mas que impõe reflexões sobre temas atuais da nossa sociedade, merece um vinho como o Jaja de Jau Rosé e toda a versatilidade e frescor pela qual é conhecido.

 

BAUHAUS (Lotte am Bauhaus) – Alemanha – Drama Histórico

O filme retrata a trajetória de Lotte, uma jovem alemã que tem a ambição de trabalhar na marcenaria do pai, porém a cultura chauvinista de 1920 desfaz o seu sonho. No entanto, a sua participação inesperada em uma manifestação de estudantes a direciona para a mais famosa escola de design da época: Bauhaus.

Onde assistir: HBO

Vinho: The Dry Dam Riesling – A Riesling é a principal uva da Alemanha (país de origem do filme), porém este vinho é produzido pela vinícola australiana d’Arenberg que possui um espírito vanguardista, como foi a Bauhaus na época.

 

TOC TOC – Espanha – Comédia

Na sala de espera do consultório, seis pacientes com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), tiveram suas consultas marcadas, erroneamente, para o mesmo dia e hora. Quando descobrem que o médico não chegará a tempo de atendê-los, as coisas começam a sair de controle, desencadeando uma série de eventos malucos e muito engraçados.

Onde assistir: Netflix

Vinho: Calabuig Tinto – Um dos filmes mais gostosos de assistir para você relaxar e dar boas risadas, não poderia deixar ter um vinho também gostoso, leve e refrescante, de uma vinícola espanhola tão irreverente quanto é a Bodegas Arraez.

 

UM CONTRATEMPO – Espanha – Suspense

Tudo está ótimo para Adrian, um empresário de muito sucesso e com uma bela família, até o dia em que ele desperta num quarto de hotel, depois de ser atingido na cabeça, e encontra sua amante morta no banheiro, coberta de dinheiro, sem nenhuma ideia do que pode ter acontecido na noite anterior. Um filme para quem gosta de reviravoltas!

Onde assistir: Netflix

Vinho: 3 Finques – Uma história rica em detalhes, de tramas reveladas aos poucos para o espectador e com reviravoltas cada vez mais intensas, precisa de um vinho que seja ao mesmo tempo complexo e cheio de camadas, como é o 3 Finques.

 

DOUTOR POLVO – África do Sul – Documentário

Indicado ao Emmy e ganhador do Oscar 2021 de Melhor Documentário, Professor Polvo se passa na floresta subaquática na África do Sul, onde Craig Foster, fundador do projeto Sea Change, desenvolve uma amizade improvável com um polvo, quando começa a mergulhar diariamente durante meses e filmar suas experiências, o que trazem profunda reflexões sobre a relação do home com a natureza. Pura poesia.

Onde assistir: Netflix

Vinho: Durbanville Hills Pinotage – Esse é um filme para degustar aos poucos, com atenção, conforme passam os meses e a relação entre os dois se desenvolve. Esse Pinotage consegue te segurar na taça, ajudando a manter o foco na experiência proposta pelo autor.

 

THE MIDNIGHT GOSPEL – EUA – Animação / Espiritual

Clancy é um spacecaster que mora sozinho em um trailler onde, por meio de um simulador, viaja por diversos mundos para entrevistar seus habitantes. The Midnight Gospel trata de temas relacionados à religião, meditação, política, vida e morte por uma perspectiva filosófica, acompanhado de muitas cores, traços modernos e um diálogo excepcional que nos faz refletir sobre a vida em diversas camadas. Sem dúvida uma das melhores séries de 2020.

Onde assistir: Netflix

Vinho: The Stump Jump Red – Midnight Gospel é denso em varios níveis, com uma estética incrível, que ameniza os assuntos tratados. Nada melhor do que um vinho de rótulo divertido, mas com conteúdo delicioso para acompanhar todos os episódios da série.

 

SoundTHE SOUND OF METAL – EUA – Drama

O filme narra a virada na vida de Ruben, baterista de heavy metal e ex-viciado, que depois de um intenso show começa a perder sua audição. Incapacitado para continuar a turnê ao lado da namorada, ele deposita suas esperanças em um custoso tratamento, enquanto se adapta à nova realidade em um lar de reabilitação para surdos.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Vinho: Pyros Appellation Malbec – Tanto o vinho quanto o filme são fortes, intensos e em alguns momentos até exagerados. Mas com passar do tempo, percebemos a elegância e delicadeza escondidas em ambos, que mudam completamente a nossa visão do todo!

 

ERA UMA VEZ EM… HOLLYWOOD – EUA

Quentin Tarantino une ficção e realidade em mais um filme inovador e repleto de sua personalidade. Enquanto mostra a carreira entre a decadência e o sucesso do ator Rick Dalton – que encontra suporte emocional em seu ‘faz tudo’ Cliff Booth – Tarantino faz uma linda homenagem à atriz Sharon Tate, assassinada em 1969.

Onde assistir: HBO

Vinho: Urceus Primitivo di Manduria – O clima do filme é a Califórnia dos anos 1960, chegando até a ser kitsch. O vinho deve ser assim também, e nada melhor que a uva Primitivo (conhecida como Zinfandel nos EUA) para harmonizar do começo ao fim!

 

ERA UMA VEZ NA AMÉRICA – Itália/EUA – Drama / Policial

Esse clássico de 1984 de Sergio Leone conta a história de David Aaronson e Maximilian Bercovicz, dois amigos que na década de 1920 lideram um grupo de jovens de descendência judaica que crescem cometendo crimes e se transformam em respeitáveis mafiosos. A narrativa acompanha a jornada de David “Noodles”, em três momentos temporais do filme.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Vinho: Solis Chianti – Um filme sobre a Máfia só poderia ser harmonizado com um vinho clássico da Itália, como o Chianti. O vinho é intenso e firme, que vai deixar as cenas ainda mais vibrantes!

 

A ORIGEM (Inception) – EUA – Ação / Ficção Científica

Este não é um simples filme de ficção. Se por um lado, mostra uma equipe que ‘invade’ os sonhos dos seus alvos para roubar informações, por outro revela o drama de Cobb, que sofre com a morte de sua esposa e planeja fazer um último trabalho para conseguir rever seus filhos.

Onde assistir: Netflix

Vinho: l’Excellence de Puycarpin – A Origem explora os níveis mais profundos dos sonhos, precisando de um vinho que da mesma forma apresente diferentes camadas, repleto de complexidade e um final envolvente, assim como o do filme.

 

COISA MAIS LINDA – Brasil – Série de ÉpocaCoisaMaisLinda

Ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1950, a história conta a vida de Maria Luiza, que após ser largada pelo marido na cidade acaba descobrindo um novo jeito de viver, na companhia de suas novas amigas feministas e independentes. Série bem produzida que aborda temas difíceis, atuais, e ao mesmo tempo inerentes àquela época.

Onde assistir: Netflix

Vinho: Cantarutti Rosato – Um série que mostra toda a força e delicadeza que só as mulheres são capazes de ter, acompanha muito bem com esse vinho rosé italiano, feito com muito carinho por Antonella Cantarutti!

 

THE CROWN – Inglaterra – Drama

A narrativa do reinado da Rainha Elisabeth II prende a atenção tanto pela história, como pela exuberância dos figurinos e cenários. A série une fatos históricos e fantasia sobre a vida particular da monarca, porém mostra o rigor exigido pela função e a sua necessidade de se adaptar a uma sociedade globalizada. Destaque para a excelência dos atores britânicos, que assumem cada personagem com veracidade singular.

Onde assistir: Netflix

Vinho: Chablis Jean-Marc Brocard – A majestade da realeza demanda um vinho igualmente nobre. Assim como a rainha é a maior representante de seu país, Chablis o maior embaixador dos vinhos brancos franceses.

 

A ESCAVAÇÃO – Nova Zelândia – Drama

Baseado em fatos reais A Escavação conta a história de Edith Pretty uma mulher viúva que, em 1938 às vésperas da entrada da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial, contrata Basil Brow, um escavador, para explorar o seu terreno onde é feita uma das mais importantes descobertas arqueológicas da Europa do século 20.

Onde assistir: Netflix

Vinho: Vinha Grande Tinto – O filme nos conta em detalhes uma parte importante da arqueologia, junto a uma história profunda e emotiva, que combinam muito bem com a elegância e a profundidade do Vinha Grande.

 

THIS IS US – EUA – Romance / Drama

Um dos maiores sucessos da atualidade, This is Us conta de maneira muito própria a história da família Pearson e como a vida do casal Jack e Rebecca muda depois da chegada de seus trigêmeos. Uma série cheia de delicadezas, sensibilidade e drama. Prepare os lenços antes de começar sua maratona.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Vinho: Linha Salentein Reserva – Uma história aparentemente simples mas que se desenvolve e fica cada vez mais complexa e brilhante, precisa de muito mais do que só um vinho para harmonizar. Por isso escolhemos Salentein Reserva, uma linha de grande sucesso assim como This is Us.

 

PEAKY BLINDERS – EUA – Ação / Drama

Peaky Blinders mostra os negócios de uma família de gangsters ingleses, que atuavam no distrito de Birmingham, nos anos 1920. A história é conduzida pelo olhar de Thomas Shelby, o ambicioso e intempestivo líder da gangue. O enredo é cheio de surpresas e reviravoltas, com destaque para a fotografia e a trilha sonora envolvente.

Onde assistir: Netflix

Vinho: Linha Trumpeter – A série se equilibra muito bem entre momentos de pura ação, intensidade, assim como partes mais calmas e muito
profundas. Nos Trumpeter encontramos essas características. Portanto, são a companhia exata para os fãs de Thomas Shelby!

 

OS MAIAS – Portugal/Brasil – Série ÉpocaMaias

Inspirada no livro homônimo de Eça de Queiroz, a trama desta minissérie de 44 episódios retrata a aristocracia decadente de Lisboa através dos conturbados romances de duas gerações da família Maia, repletos de paixão e lágrimas. Rodada em várias regiões de Portugal (incluindo o Douro), Os Maias é uma obra-prima da televisão brasileira!

Onde assistir: Globoplay

Vinho: Casa Ferreirinha – Para acompanhar os episódios de ‘Os Maias’, só poderíamos sugerir os vinhos da Casa Ferreirinha, a vinícola ícone do Vale do Douro. Há um vinho para cada momento da trama, desde de descontraídos, até intensos e profundos.

 

 

Leia no nosso blog

Atenção

Prazer, somos a Zahil.
Por favor confirme se você
tem mais de 18 anos.