Depois da pergunta ‘o que é enologia‘, a próxima dúvida recorrente é quem é o enólogo?
A primeira resposta pode vir à mente é que se a enologia é a ciência que estuda o vinho, então o enólogo é a pessoa conhece sobre vinhos, certo? Errado.
O termo enólogo está associado à segunda descrição de enologia que mencionamos na semana passada, usada como sinônimo do processo de produção do vinho. Ou seja, o enólogo é o profissional responsável pela produção do vinho dentro da vinícola. Na prática, o seu grau de atuação dependerá tanto do tamanho como do estilo da propriedade.
Vinícolas de grande porte ou com alta produção comercial tendem a contar com um time de profissionais setorizado, onde o enólogo é responsável pelo processo de vinificação e amadurecimento do vinho. Neste caso, o cuidado dos vinhedos fica a cargo de outro time de profissionais liderado por um Chefe de Vinhedos ou Viticultor.
Em propriedades de menor porte ou de estrutura familiar a equipe costuma ser mais enxuta e há grande probabilidade de o enólogo cuidar tanto da vinificação, como do cultivo do vinhedo e até da área comercial. Muitas vezes, esta função chega a ser exercida pelo próprio proprietário, porém sua experiência ‘na prática’ pode não ser suficiente para tomar todas as decisões ou definir a melhor forma de produzir o seu vinho. Neste caso, é comum tais vinícolas contarem com a consultoria de um enólogo, que auxiliará nos momentos decisivos.
É importante lembrar que o processo de produção do vinho só foi totalmente compreendido e dominado a partir da década de 1950 com a divulgação das pesquisas e consultorias dadas pelo Prof. Émile Peynaud, considerado o pai da enologia moderna. Atividades que parecem triviais atualmente como controle de temperatura durante a fermentação e do processo de conversão malolática só foram totalmente entendidas a partir dos seus estudos.
Hoje, o enólogo deve possuir um profundo conhecimento técnico, onde assuntos como química, física e viticultura fazem parte do seu dia-a-dia. Universidades como as de Bordeaux (França), Califórnia – Davis (EUA) e Adelaide (Austrália) são importantes centros de estudo reconhecidos mundialmente, atuando tanto na formação de profissionais como em pesquisas nas áreas de viticultura e enologia.
Alguns enólogos de nosso portfólio são:
- Luis Sottomayor – Casa Ferreirinha
- Mariano di Paola – Rutini Wines
- José Pepe Galante – Bodegas Salentein
- Chester Osborn – d’Arenberg
- Martin Moore – Durbanville Hills