Da série: Fiel às Origens
O vinho, incluindo o vinho italiano, é um espelho da sua terra natal. E isso vai além da influência de fatores climáticos como do calor, solo ou nível de chuva. Acredite: o vinho também absorve a personalidade da cultura local.
Talvez você esteja achando que isso é um exagero. E aceitamos o desafio de te provar o contrário!
Nesta série de três artigos vamos te mostrar como a cultura do Sul, Centro e Norte da Itália estão representadas nos vinhos de três renomados produtores de cada uma dessas regiões, respectivamente: Nicosia, Uggiano e Massolino.
Abaixo vamos explorar a modernidade do Centro da Itália com o produtor Uggiano.
Mas não deixe de seguir viagem depois! Clique aqui para conhecer o Sul da Itália com Nicosia e aqui para descobrir o Norte da Itália com Massolino.
Uggiano: A Toscana em sabores de vinho italiano
Enquanto o Sul da Itália vibra em espontaneidade, o Centro da Itália pulsa modernidade e inovação.
As cidades de Roma e de Florença, por exemplo, sempre foram palco de transformações culturais. Roma moldou o mundo com avanços arquitetônicos no Império Romano. Florença, por sua vez, propagou a alma do Renascimento com Michelangelo e Leonardo da Vinci.
Apesar de serem impregnados de história, esses lugares continuam vibrando uma energia vanguardista que atrai mentes criativas e amantes da arte.
Com suas 10 principais universidades, a Toscana abriga uma das maiores concentrações de jovens estudantes, criando um ambiente fértil para novas ideias e expressões artísticas. Inclusive, é por isso que a região foi eleita para sediar eventos culturais como o Firenze Rocks e o Lucca Comics&Games.
O Firenze Rocks, realizado em Florença, é um dos mais populares festivais de música da Itália e conta com uma programação repleta de bandas de rock e blues.
Já o Lucca Comics&Games, realizado em Lucca, é um dos maiores eventos de cultura pop e geek da Europa. Os dois eventos atraem uma multidão de milhares de jovens todos os anos.
O blend entre a modernidade vibrante e a tradição toscana também faz muito sucesso na gastronomia da região. Alguns dos mais balados restaurantes, como Il Santo Bevitore e Locale Firenze, contam com cardápios inovadores, atmosfera moderna e coquetelaria de ponta.
Nos vinhos, não poderia ser diferente.
Uma das vinícolas toscanas que melhor exemplifica essa harmonia entre o antigo e o moderno é a Uggiano, um projeto de 3 amigos apaixonados pelo vinho toscano, que decidiram produzir vinhos puristas com destaque na fruta e uso cuidadoso de madeira.
O Chianti Uggiano é um vinho que traduz muito bem a vivacidade da Toscana. É perfumado, acolhedor e fácil de beber. A escolha ideal para quem busca um vinho versátil que seja clássico, mas atual.
Agora, para aqueles que buscam vinhos mais inovadores, as dicas são os vinhos Prestige Vermentino IGT e Syrá Toscana IGT.
A Vermentino é uma uva típica do noroeste da Itália e da Sardenha, enquanto a Syrah é uma uva típica do Rhône, na França. Ambas são pouco plantadas na Toscana. Apenas vinícolas vanguardistas, como a Uggiano, apostam nessas variedades. No entanto, essa “ousadia” vale a pena, porque dá origem a vinhos inusitados e surpreendentes.
O Prestige Vermentino é um vinho branco muito refrescante, com sabores de cítricos e de peras, complementados por toque de amêndoas.
E o Syrá Toscana IGT é um vinho perfumado e elegante, com sabores de frutas negras e um toque apimentado. Seus 6 meses em barrica afinam os taninos, deixando sua textura macia e agradável.
Sem dúvida, a Uggiano será a descoberta perfeita para aqueles que, como os italianos do Centro, apreciam a energia pulsante do novo, sem perder de vista as suas raízes.
Esperamos que este artigo tenha provado que explorar os vinhos italianos vai muito além de simplesmente degustar rótulos. É perceber como o vinho pode absorver a cultura, a história e o povo do local.
Continue sua viagem! Clique aqui para conhecer o Sul da Itália com Nicosia e aqui para descobrir o Norte da Itália com Massolino.