O vinho oferece uma diversidade alternativas que, muitas vezes, inibe o consumidor pela sua falta de conhecimento. Para alguns, um conhecimento básico será o suficiente para usufruir da bebida com maior prazer. Para outros, o vinho se torna algo instigante, que desperta curiosidade e a vontade de aprofundar os fundamentos.

Nossa sorte é que há livros tanto para um quanto para o outro e abaixo damos algumas sugestões para você, que está querendo saber mais sobre vinhos, ler durante este período de resguardo.

 

Expert em Vinhos em 24 Horas: Jancis Robinson MW. Editora Planeta.Expert em 24

Jancis Robinson, uma das maiores referências para profissionais do mundo do vinho, escreveu este pequeno livro pensando nos consumidores que pouco conhecem sobre o assunto e desejam dar os primeiros passos para tomarem melhores decisões na hora de comprar um vinho. O livro é curto e fácil de ler, e aborda temas como a leitura do rótulo, abertura da garrafa, breve descrição sobre as variedades de uva e principais países produtores. Além de dicas rápidas sobre harmonização entre vinho e comida e degustação. Ótimo para iniciantes que querem informações de forma rápida e prática.

 

Wine Folly O Guia Essencial do VinhoWine Folly, O Guia Essencial do Vinho: Madeline Puckette e Justin Hammack. Editora Intrínseca. Disponível versão para Kindle.

Madeline Puckette é uma das cofundadoras do site www.winefolly.com onde quebrou paradigmas ao usar sua formação de designer gráfica para explicar o vinho com o auxílio de ilustrações e infográficos. Este guia é uma extensão do site, onde Madeline e Justin abordam os temas de iniciação ao mundo do vinho (como o vinho é feito, tipos de uva, degustação, harmonização etc) com o mesmo auxílio de recursos visuais, que ajudam o iniciante a entrar no mundo do vinho por uma porta acessível e descontraída.

 

Conheça VinhosConheça Vinhos: Dirceu Vianna Junior MW (primeiro Master of Wine brasileiro), Jorge Lucki e José Ivan Santos. Editora Senac. Disponível versão para Kindle.

Esse é um dos mais importantes livros teóricos para quem se interessa por vinhos, mas ainda está na busca da primeira referência a fim de se aprofundar no tema. Aqui os autores têm um cuidado especial em abordar uma variedade de tópicos – diferença entre os tipos de vinhos, os locais de produção, o que afeta o paladar, os aromas e a aparência – com linguagem fácil e leve. O livro consegue munir de informações quem está à procura de independência na hora de escolher seus próximos vinhos num mercado inundado de opções.

 

COmo degustarComo Degustar Vinhos: Jancis Robinson MW. Editora Globo.

Esse livro é para quem já está iniciado no assunto e quer desenvolver sua técnica de degustação. Jancis é referência mundial no ensino, literatura e crítica sobre vinhos. O livro detalha as três etapas de uma degustação (visual, olfato, paladar), mas também dá breves conteúdos sobre produção, organização de confrarias, decantação e alguns dos defeitos mais comuns encontrados nos vinhos. Outra característica especial do livro são os vários testes e experiências práticas indicadas para aprimorar os sentidos.

 

– Atlas Mundial do Vinho: Hugh Johnson e Jancis Robinson MW. Editora Globo.World Atlas

Atualmente na 8ª edição, esse é provavelmente o livro de cabeceira de muitos enófilos e profissionais da área. O livro nos leva ao passo seguinte no aprofundamento sobre vinhos através do estudo do tema focado nos principais países e suas regiões. O foco é o detalhamento da geografia, por isso é repleto de mapas e fotografias de altíssima qualidade, indicação de rótulos e de produtores de maior expressão, além de informações climáticas e históricas detalhadas, comentados com a experiência dos autores.

 

 

Encyclopedia Christie’s Encyclopedia of Champagne and Sparkling Wine. Tom Stevenson. Disponível somente em inglês, em sites internacionais.

Tom Stevenson é um dos maiores conhecedores sobre champagne no mundo e coloca toda a sua experiência (e humor típico inglês) neste livro para explicar de forma detalhada a produção de espumantes. Além disso, Stevenson detalha as principais regiões produtoras do mundo (o capítulo dedicado à Champagne corresponde a quase um terço do livro), seus produtores e vinhos. Este é o livro de consulta para quem é apaixonado por espumantes e quer se saber sobre o assunto de forma profunda. Seu conteúdo é denso e exige que o leitor já tenha conhecimento prévio sobre vinhos.

 

O Vinho Mais Caro da História. Benjamin Wallace. Editora Jorge Zahar.

O VInho mais caro da históriaBenjamin Wallace escreve de forma romanceada um fato real ocorrido 1985, quando uma garrafa de Château Lafite Rothschild 1787 alcançou o valor mais alto até então pago por um vinho em um leilão. Além de ser uma garrafa com mais de dois séculos, tinha a particularidade de ter as iniciais TJ, que remetem à Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos da América e, na época, Embaixador dos EUA na França. Sendo um grande apreciador de vinhos, Jefferson mandava gravar suas iniciais nas garrafas e na década de 1980 surgiram várias delas em propriedade de um desconhecido colecionador alemão, chamado Hardy Rodenstock. A história desenvolve como Rodenstock se infiltra no fechado mundo dos vinhos, convivendo com personalidades como Micheal Broadbent até que indícios suspeitos colocam em dúvida a legitimidade de sua coleção.
Uma leitura fascinante para descobrir os mistérios por trás das falsificações de vinhos.

 

Ouro nos Vinhedos. Laura Catena. Editora Catapulta.Ouro nos Vinhedos

Este livro conta de forma breve e divertida a história de doze grandes produtores de vinhos em formato semelhante as história em quadrinhos. No entanto, engana-se quem pensa que Laura tenha feito um trabalho superficial. Ao contrário, pesquisou profundamente cada um dos produtores, sua importância história e relevância tanto no mercado, como para os consumidores. A leveza da leitura é atingida com ilustrações graciosas e o uso de diferentes tipos de fontes, além do compartilhamento de curiosidades sobre eles. Entre as vinícolas detalhadas estão o Domaine de la Romanée Conti (Borgonha – França) e o Château Lafite Rothschild (Bordeaux – França).

 

vinhos de boutique Vinhos de Butique. Neal I. Rosenthal. Editora Larousse do Brasil.

Aqui encontramos relatos pessoais de Neal Rosental, importante importador de vinhos norte-americano, que conta sua trajetória entre as décadas de 1970 e 1980 para aprimorar seus conhecimentos sobre vinhos e formar seu portfólio de produtores. Neal defende que, tão importante quanto a qualidade de um vinho, ele deve exprimir com fidelidade suas raízes, tanto de terroir quanto da pessoa que o produz. Um livro diferente, que nos faz sentir como se fossemos companheiros de viagem de Neal Rosenthal.

 

História do Vinho. Hugh Johnson. Editora CMS.A história do vinho

Elaborado pelo mais importante crítico e escritor de vinhos no mundo, Hugh Johnson aproveita o livro não só para explicar as possíveis origens históricas do vinho, mas também utiliza o mesmo para passear pelo séculos contando a ascensão e declínio de vários povos e como o vinho se posicionava socialmente nessas nações. A leitura flui super bem, além de ser escoltado por muitas ilustrações e mapas bem produzidos.

 

Enciclopédia do vinhoEnciclopédia do Vinho. Hugh Johnson. Editora Senac.

Outro livro importante e que vale o investimento para profundar os conhecimentos, também é escrito pelo grande Hugh Johnson. Tem uma boa parte histórica, mas é muito mais focado na produção dos vinhos e principalmente nas diferenças entre países e regiões produtoras. Conta também com algumas indicações de como degustar, armazenar e comprar seus vinhos.

 

HarmonizaçãoHarmonização: O Livro Definitivo Do Casamento Do Vinho Com A Comida. Euclides Penedo Borges. Editora Mauad.

Pode parecer um livro mais técnico, mas é uma leitura obrigatória para quem está buscando aprimorar seus conhecimentos nessa área tão importante. O livro aborda os diferentes elementos que podemos perceber tanto nos alimentos quanto nos vinhos, destrincha a interação entre eles, indicando os pontos que precisamos prestar atenção para buscar a melhor compatibilização.

 

Texto por Bianca Veratti DipWSET e Bruno Cauchioli.

Leia no nosso blog

Atenção

Prazer, somos a Zahil.
Por favor confirme se você
tem mais de 18 anos.